Emagrecer com Saúde

4 hambúrgueres vegetais sem glúten ou soja

Hambúrgueres vegetais: faça-as mais saudáveis em casa

O hambúrguer de carne, tal e como a conhecemos hoje em dia –um ícone da culinária americana– tem cerca de cem anos de existência. Sem dúvida é uma receita popular e atraente, mas pode melhorar e se adequar a sensibilidade e os conhecimentos atuais, substituindo a carne por ingredientes mais saudáveis e sustentáveis.

Sua origem remonta há muitos séculos. Os romanos da época clássica e as tribos mongóis e turcos do século XIV realizavam preparações com carne picada, como o steak tartare que os tártaros russos introduziram na Alemanha. Ao que parece, uma receita proveniente do porto de Hamburgo foi, já no século XIX, a proto-hambúrguer que inspirou os empresários americanos.

De seu sucesso, temos sido testemunhas, e é que a publicidade das cadeias de fast food, o baixo custo e a facilidade e rapidez com que são consumidos podem conviver muito bem com o estilo de vida e os horários apertados da sociedade consumista. Mas temos alternativas mais saudáveis e sustentáveis.

O problema da carne

O prato nasceu para aproveitar recursos –ao cortar a carne mais dura e misturá-la com a gordura torna-se mais comestível–, mas tornou-se um prato global tão adorado como criticado, devido à sua duvidoso aporte nutricional e a pouca ética e sustentabilidade da produção.

Os relatórios da Organização Mundial de Saúde sobre os efeitos cancerígenos da carne vermelha processada confirmaram a necessidade de evitar o consumo de preparados à base de carne.

Alimentos cancerígenos

Embora geralmente é servido com cebola, tomate e alface crus, a carne e o restante dos ingredientes (molhos, picles, batatas e bacon fritos, queijos…) contêm conservantes, corantes, aromatizantes e outros aditivos químicos, açúcares, óleos enranciados e tóxicos resultantes das confecções a altas temperaturas.

As alternativas vegetarianas

Existem muitas alternativas vegetais no mercado, mas a maioria se prepara com ingredientes que, para algumas pessoas, também podem apresentar inconvenientes.

O seitan, por exemplo, não pode ser consumido por cada vez mais numerosas pessoas sensíveis ao glúten; a proteína texturizada e tofu também são válidas para pessoas alérgicas à soja.

No entanto, você pode elaborar você mesmo seus hambúrgueres saudáveis com uma variedade de superalimentos naturais, escolhidos por suas qualidades nutritivas, antioxidantes e até mesmo das nações.

Sem crueldade animal

Como preparar hambúrgueres vegetais mais saudáveis

A chave é escolher superalimentos. Você pode incluir, por exemplo, brócolis e outros vegetais anticancerígenas; alimentos de medicamentos antivirais e termogênicos, como o gengibre e o alho; algas desintoxicantes e remineralizantes, ou cogumelos benéficas para a imunidade.

Também lhes podes dar textura com passas energéticas e ricas em ferro, ou dar-lhes uma boa base com frutos secos e sementes com ácidos gordos saudáveis –omega-3 incluindo– que protegem a pele, as células do cérebro e a saúde cardiovascular, e com aminoácidos essenciais que o corpo usa para sintetizar as proteínas de que precisa;

Os fermentados probióticos com bactérias vivas e os alimentos ricos em fibras prebióticas, que reforçam a microbiota intestinal, são outros de seus ingredientes amigos na hora de elaborar hambúrgueres veggie.

Todas as burgers, que nós te propomos neste artigo são cem por cento vegetais, e você pode se preparar de várias maneiras:

  • Com um desidratador a baixa temperatura, como se faz em raw food, o método mais respeitoso com os nutrientes dos alimentos.
  • No forno a baixa temperatura.
  • Simplesmente volta e volta para a prensa.
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